Quando eu liguei para o Ramon, a gente estava passando um momento de 07 anos da empresa, e 07 anos de uma entidade educacional, para uma escola é um marco muito grande, porque quando a gente pensa em educação a gente pensa na credibilidade e a credibilidade ainda é atrelada para as pessoas pelo tempo de existência. E aí eu liguei para o Ramon e falei: – Ramon eu acho que a Wis precisa registrar um momento como esse, a gente precisa fazer um marco desses 07 anos. E foi muito interessante e eu falo isso com muita propriedade, porque eu vi a Opera fazer isso para outras empresas, e a sensibilidade, como foi profundo o processo de capitação.
E quando eu liguei eu falei assim, eu não vou ter tempo para fazer um texto, que eu consiga expressar em palavras sobre a empresa pois ficamos no ponto cego, e eu queria uma visão de fora, uma visão sensível e ao mesmo tempo que falasse a verdade sobre a minha empresa. E a primeira coisa que me chamou atenção foi o processo criativo, porque a gente estava conversando pelo telefone e ele me fazia perguntas e eu pensava assim: Por que ele está me perguntando isso? Por que ele está preocupado com isso?
Porque a gente está acostumado, eu vim do mercado publicitário, com perguntas muito objetivas e as perguntas dele não tinha nada haver com isso, ele me perguntava a respeito do meu público, ele fazia perguntas profundas e que eu até mesmo nunca tinha refletido sobre o meu negócio. Então a forma de perguntar, a forma de questionar foi muito nova para mim e eu estava naquele momento que eu confiava no trabalho do Ramon por tudo que eu conheci e que eu vi da Opera hoje e aquela expectativa do que vai sair disso aí. Eu vou confiar e que venha o meu autentico Ramon Rodrigues, porque eu sempre gostei das obras de arte produzidas pela Opera, e retratavam sempre de uma forma completamente nova. Então eu confiei, eu fechei os olhos e disse: Ramon é com você.
E chegou a semana da gente marcar de ver o vídeo, como é um grande espetáculo o meio de entrega, não é te mandar por WhatsApp, nem te mandar um link do seu vídeo, te faz valorizar aquilo que você dedicou tempo, que ele dedicou tempo, a sensibilidade de valorizar aquele momento é muito importante, o fato de ter levado a minha equipe ao cinema foi incrível. E quando eu cheguei no cinema eu chorei no briefing, quando o briefing fala a verdade que vocês estão esperando já é o suficiente para te empolgar e quando chegou a hora do vídeo foi uma coisa mais incrível ainda, eu chorei todas as vezes que foi exibido o vídeo. Mas eu chorei porque eu me vi ali, vi o meu aluno, o meu público, as dúvidas que eu respondo. Eu acho que aquele vídeo conecta muito com o meu público, o que a gente quer é achar essas pessoas e o vídeo encontra essas pessoas.
Eu acho que um vídeo do jeito que a gente teve, ele está nos ajudando muito a mostrar para pessoas o que é a Wis, porque ele retrata exatamente o que a gente é, o vídeo realmente é uma expressão do que o nosso público sente, para que a gente criou isso.
Então só tenho a agradecer, porque sozinho mesmo sendo do meio de comunicação, eu não acredito que eu conseguiria fazer isso, porque requer uma sensibilidade e um entendimento que vai muito além, foi fundamental não ter um vídeo institucional, foi fundamental não ser um vídeo propagandista, foi fundamental ser uma expressão de um sentimento.
Nosso vídeo hoje é a expressão de um sentimento, e que mais pessoas tenham a oportunidade de serem impactadas pelo nosso vídeo, porque elas vão se sentir assim, elas vão se reconhecer e que precisamos é que mais pessoas incríveis se reconheçam e se deem as mãos para mudar esse mundo.
Então obrigado Opera, obrigado Ramon, obrigado Flávia por esse trabalho incrível que vocês fizeram, porque ele realmente foi especial e foi um marco nos nossos 07 anos como a gente queria, como a gente sonhava.
Leonardo Carraretto
Canto do Vinho